terça-feira, 27 de novembro de 2012

Caiu de verde.. e amarelo



Quanto tempo que não escrevia aqui, TCC chegando ao final e meu tempo e inspiração vão voltando aos poucos. Espero que dessa vez consiga levar adiante, aliás, será que ainda sei o pouco que sabia escrever? Isso eu não sei, mas se deixei a escrita de lado os esportes (principalmente o futebol) eu nunca abandonei. Então vamos ver o que da pra fazer hoje, percebi que parei escrevendo sobre um mata-mata de Champions League que não sei que fase exatamente (o estagiário que escreveu cometeu um erro grosseiro desse), mas dá um desconto afinal eu ainda começaria o meu 5º semestre na faculdade. Mas voltando ao que realmente interessa, parei de escrever no ápice, quando tinha muito assunto para discorrer no blog e algo parecido aconteceu essa semana,só que com alguém muito mais importante e que sabe muito mais de futebol, o senhor Mano Menezes ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol.

Isso mesmo, depois de perder a tão cobiçada medalha de ouro em um jogo patético contra os Mexicanos parecia certa a queda do treinador canarinho. Mas o presidente da CBF ilustríssimo José Maria Marin resolveu bancar a permanência do técnico Mano Menezes. Foi então que Oscar depois de boas apresentações nos jogos olímpicos se firmou como titular, e fez com que todos esquecessem Ganso, Marcelo depois de resolver seus problemas com o treinador jogava o fino da bola, Kaká voltava a jogar bem vestindo a amarelinha, e o Campeão da América Paulinho barrava o marcador, mas fraco tecnicamente Sandro, ajudando o Brasil a jogar um futebol mais vistoso.
Além de tudo isso os resultados começaram a vir, invicto desde julho o time vinha com um 2 a 0 sobre o Reino Unido, 3 a 0 na Suécia, 1x0 na África do Sul, 8 a 0 na China (sem Zizao), 2 a 1 na Argentina, 6 a 0 no Iraque, 4 a 0 no Japão, 1 a 1 com a Colômbia e o título do Super Clássico das Américas sobre os hermanos. E quando parece que o ano vai terminar bem e que a semente de um bom futebol pode estar sendo plantada, plim plim, eis que aparece de novo ele que havia bancado Mano após as Olimpíadas: O bipolar José Maria Marin.

Esse cara só pode ser do contra não é? Muitos jornalistas especulam e alguns até cravam que isso é jogo político sujo dos lamacentos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol. Eu não duvido, mas como mero estudante do jornalismo e sem as fontes e informações que eles dispõem me contento em não avaliar tais interesses. Mas e agora? E o sonho da copa no Brasil? E o grito de ‘’é campeão!’’ do nosso mascote Fuleco na final no maracanã? É complicado, Mano Menezes não era o melhor treinador do mundo, longe disso, mas seu trabalho vinha em uma crescente e ele já tinha testado quase todos os jogadores, já tinha um grupo base e a confiança da equipe. Como não adianta chorar o leite derramado vou arriscar palpites sobre os possíveis herdeiros do cargo.

Felipão – Grande histórico e experiência, mas desde a copa de 2006 quando levou os portugas a um 4º lugar não faz um grande trabalho, tem o respaldo de já ter conquistado uma copa do mundo e ter fama de ‘’copeiro’’. Entre prós e contras não seria a minha escolha, se mantivesse o Palmeiras dignamente no Brasileirão talvez tivesse maior apoio e confiança do torcedor.

Tite – Campeão Brasileiro e da Taça Libertadores com o Timão é um dos treinadores em alta no país, Tite já pegou um time mais ou menos estruturado pelo próprio Mano e teve tempo pra aprimorar a equipe e moldar da sua maneira, tempo que ele não vai ter com a copa a um ano e meio. Nome forte, mas também não seria a minha escolha.


Muricy Ramalho – Vencedor, com 4 títulos Brasileiros e uma Libertadores da América no currículo o treinador do Santos é nome cotado já que foi a primeira escolha pra treinador da Seleção, por ter recusado o convite Mano Menezes foi chamado. Não vive boa fase e não conseguiu levar o Santos nem ao G8 do Brasileirão, também não seria minha escolha.

Pep Guardiola – Sei que não preciso nem falar, mas só pra contar esse cara ganhou só 3 Campeonatos Espanhóis, 2 Copas do Rei da Espanha, 2 Champions League e 2 Mundiais de Clubes e isso em um intervalo de 4 anos. Pep transformou o Barcelona em um monstro maior do que já era nos tempos grande de Ronaldinho Gaúcho, fez essa transição e colocou a equipe catalã para jogar com uma posse de bola monstruosa coisa que não acontecia no Barcelona de 2006 que já tinha os tais Xavi e Iniesta tidos como essência da filosofia do ‘’tiki-taka’’. Guardiola se inspira em lendas como Cruyff, Bielsa e equipes como o mitológico time da Holanda com o carrossel Holandês e a Seleção Brasileira de 82. É a esperança de o Brasil voltar a ser Brasil, botar a bola no chão e envolver o adversário, afinal não queremos só resultado, mas também um bom espetáculo.

11 comentários:

  1. Boa observação Mau Mau! Mano já tava com um time base, com os jogadores que ele queria bem postados em suas posições.
    Pep Guardiola na seleção!!

    ResponderExcluir
  2. O que o senhor acha da contratação do técnico Abel Braga como comandante da seleção? Um nome lembrado por muitos torcedores, mas a mídia não cita seu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, acho que o Abelão corre por fora. Tem um currículo um pouco pior que o do Felipão e do Muricy, mas tão bom quanto do Tite, ele fica atrás pois seus grandes trabalhos foram em 2006 e por passar muito tempo no tal ''mundo arabe'' acho que perdeu parte do prestígio, que por sinal recuperado em parte após a conquista recente do Brasileirão com o Fluminense. Ainda assim acho que ele seria o nome mais fraco desses citados, apesar de concordar que é um bom treinador

      Excluir
  3. Não acho que Guardiola conseguiria repetir o trabalho que foi feito no Barcelona... A verdade que a filosofia de jogo do Barça foi implementado no clube no final dos anos 80 por Cruyff, tendo demorado praticamente 20 anos para que funcionasse de fato já que eles tiveram que formar jogadores com uma determinada mentalidade/qualidade para que o sistema fosse implementado... e nós não temos isso. Nossos jogadores são formados evidenciando-se a individualidade, não o jogo coletivo de posse de bola e marcação pressão.

    Além disso é um sistema de jogo que tem que ser treinado dia-a-dia (ou no mínimo, desde a base)... é necessário que todos saibam o que fazer e o que os companheiros farão. É fundamental que o time funcione através de uma engrenagem quase perfeita.

    Por isso acho impossível de ser algo cabível numa seleção... a não ser que você monte a seleção basicamente com jogadores de um time só, como é a Espanha-Barcelona e foi a Holanda-Ajax. E mesmo assim não fica a mesma coisa...

    O trabalho de Tite é parecido... Óbvio sem a mesma profundidade do Barcelona. Para implementar a "titabilidade" é preciso um treinamento diário, algo que o treinador da seleção nem sonha em encontrar.

    Por isso eu escolheria o Muricy Ramalho para técnico da seleção... Ele tem 5 títulos de expressão nos últimos anos com três times diferentes (São Paulo, Fluminense e Santos) e planteis bem distintos. E só não ganhou o brasileiro com o Palmeiras porque não deixaram ele trabalhar... O que prova que ele tem uma característica fundamental para um treinar de seleção: a capacidade de adaptar o seu sistema de jogo a partir dos jogadores disponíveis.

    Além disso, não vamos esquecer que ele foi semifinalista da Libertadores neste ano e se passasse pelo Corinthians (o que não seria nenhum absurdo) certamente seria campeão outra vez e a campanha fraca no brasileiro foi mais porque ele o time foi depenado por lesões, vendas e convocações (acho que Neymar não jogou nem 20 jogos neste brasileiro)... Sem material humano não há treinador que dê jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muricy é uma boa mas prefiro Pepe, mesmo que não consigamos todo o jogo de bola no chão, mas se melhorarmos 40 por cento de melhora nisso, acredito que a seleção irá no mínimo pra uma final esperada.

      Excluir
    2. Concordo em Parte, é impossível Guardiola fazer um Barcelona com o time do Brasil. Só temos um meia armador, um camisa 10 que é o Oscar. Porém Pep se mostrou versátil ao mudar o esquema do Barcelona várias vezes como tirar Messi da ponta direita e colocar como falso 9, Achar uma maneira de integrar Fábregas a equipe hora jogando apenas com 3 defensores hora tirando um dos pontas e avançando Iniesta ou o próprio Cesc. Muricy não conseguiu adaptar o Santos esse ano com o que tinha disponível, e mesmo quando Neymar jogou, mesmo na libertadores esteve longe de ser o Santos do ano Passado. Todos tem seus prós e contras e acho seus argumentos também muito válidos Orins, Obrigado pela visita e pela opinião!

      Excluir
  4. Pepe Guardiola na seleção por favor. Maurício, me diz: quantos treinadores estrangeiros dirigiram a seleção brasileira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba nenhum, até porque até para os treinadores estamos em uma época de renovação, muitos ainda estão se firmando como grandes nomes, por isso os que vivem de grife como Luxemburgo ultimamente são especulados diariamente.

      Excluir
  5. Nenhum Sr. Wagner Moreira, mas para tudo existe a primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranho de certa forma imaginar nossa seleção com a primeira vez como sede da copa mundial, ter logo um treinador que não é do próprio país, não seria a concretização final do quão estamos "na merda"?

      Resposta válida pra Todos responderem... :D

      Excluir
  6. Gostei!
    Achei interessante seus comentários e parabenizo-o pela comunicação simples e clara para quem não acompanha o frison dos bastidores da seleção.
    Voltarei sempre para ir me atualizando.
    Como o Brasil irá sediar a copa do mundo...
    Sugiro que faça essa análise sobre os encaminhamentos dessa projeção de futuro que é a copa.
    Valeu!

    ResponderExcluir