sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mundial de Clubes 2012 : Corinthians vs Chelsea




Timão no Japão não poderia passar em branco aqui no É o baba, então decidi fazer esse post dedicado aos corintianos, e por que não? Aos rivais que secarão o time do parque São Jorge nesse grande torneio. Claro, existem os Mazembes da vida, mas como acompanho apenas campeonatos da Europa além dos sul americanos não tenho muito o que falar, logo falaremos também do Chelsea como possível e provável adversário do Coringão.

O Corinthians venceu uma libertadores de maneira consistente, vencendo e convencendo, passando confiança ao torcedor, time pragmático que tinha como diferencial uma marcação forte desde o campo de ataque, além uma subida muito bem sucedida do volante Paulinho e da individualidade de Emerson Sheik.

Já o Chelsea campeão europeu ganhou meio sem convencer, alguns diriam até na sorte, também ficou conhecido pela boa marcação e venceu na individualidade de jogadores decisivos como Ramirez e principalmente o craque Drogba.
E quem vence? Quem seria o favorito? Realmente acho que as chances estão 50% pra cada equipe, apresentarei minha opinião técnica e tática para justificar tal porcentagem.

Corinthians

O Corinthians continua com a mesma base da Libertadores, isso quer dizer que a maioria das qualidades e deficiências se mantém, mas houveram pequenas mudanças.

Positivo – O timão continua tendo uma marcação firme, tentando tomar a bola no campo de ataque e compactando as linhas criando dificuldade para a saída de bola e para os meias da equipe adversária, com a entrada de Guerreiro o time fica mais incisivo com um pivô para segurar a bola lá na frente e permitir a aproximação dos meias, Guerreiro tem boa noção de colocação e experiência internacional que pode fazer a diferença em um jogo como esse.
A dupla de volantes eficiente de Ralf e Paulinho continua bem entrosada e pode decidir mais um campeonato a favor do timão.

Negativo – Da mesma forma que ajuda a entrada de guerreiro também atrapalha, o time estava acostumado a jogar sem referencia, apenas com jogadores leves ( Sheik e Romarinho) que voltavam bastante pra ajudar e marcar a saída de bola adversária. Com a entrada de Guerreiro, apesar de raçudo, o peruano é mais pesado e com menor vocação pra ser esse jogador, o timão pode agravar uma deficiência grave, a lateral direita.
Sim meu amigo, Alessandro levantou o caneco da Libertadores, mas apesar da entrega em campo está longe de ser um exemplo de lateral, tanto no apoio como na marcação. Então você se pergunta e porque o Neymar não fez nada no jogo da Libertadores?
Tite armou o time para isso, Alessandro sempre tinha a ajuda de um ou dois companheiros para anular o santista, deu certo e o massacre na Avenida Alessandro foi evitado graças a Ralf, Paulinho e Jorge Henrique. Agora sem a ajuda desse atacante e precisando marcar Hazard, Mata e Oscar a coisa pode complicar para a equipe alvi negra.

Chelsea – A coisa não anda muito boa pros lados de Stanford Bridge, o time que não vencia a sete partidas até a ultima quarta, além de sair da briga pelo título da Premier League, trocou de treinador, mas o novo comandante o espanhol Rafa Benitez é odiado pela torcida e os resultados continuam sem vir. Para ser sincero tentei assistir jogos dos Blues antes de escrever esse texto, mas no final de semana não transmitiram o jogo e só consegui acompanhar um pedaço da surra contra o Nordsjaelland no meio da semana, essa é uma análise do pouco que vi do Chelsea sobre a batuta de Rafael Benitez.

Positivo – Renovação. Abramovich foi às compras e contratou bem, Hazard e Oscar jogam com uma personalidade de quem já está a tempos no time londrino, O meia brasileiro vem com a expectativa de ser o novo Frank Lampard, já o Belga joga pelo lado fazendo uma função que desde os bons tempos de Joe Cole não era tão forte, o meio de campo ainda conta com o bom meia espanhol Juan Mata. Ramirez e David Luiz continuam jogando muito bem, e além de Oscar podem fornecer as informações necessárias para o Chelsea entrar ligado e sem se surpreender com o possível rival sul americano.

Negativo – Se a renovação vem pro bem, de certa forma também vem pro mal e a saída do decisivo Didier Drogba é a prova disso, com Torres em má fase e sem outras grandes opções o marfinense faz falta no estrelar elenco do Chelsea.
Além disso, o time vem mal das pernas, atuações pífias e a indecifrável mente de Benitez podem prejudicar o time, no último jogo barrou Oscar e colocou Ramirez do lado esquerdo.
O time vem de uma eliminação histórica na Champions League, é a primeira equipe atual campeã a ser eliminada na primeira fase do ano seguinte.
O clube londrino ainda sofre com a baixa do Capitão John Terry que está fora do torneio.

As duas equipes só de enfrentam em uma possível final que acontece no dia 16 de dezembro as 08h30min horário de Brasília ou 07h30min horário da Baêa.

Quem leva o caneco?

3 comentários:

  1. Rapaz, do jeito que está não duvido o chelsea nem chegar a final :/

    ResponderExcluir
  2. acho que o corinthians ele joga a um pouco tempo com o guerrero e ja se acostumou de ter o pivo ali, sheik dizem que ainda ta fora de forma.. poderia testar os dois. e pro chelsea acho bem possivel nem chegar a final tambem, o time ta rachado e pode ser que aconteça um boicote pra sair logo o benitez.. o mata é o motor do time, a bola passa sempre por ele, e ele joga mto! oscar pra mim com o benitez ele perde espaço, e torres com benitez joga bem..

    ResponderExcluir
  3. コリント人は豚を吸う、世界で最高のチームです

    ResponderExcluir